30 de out. de 2013

SISTEMAS AGROFLORESTAIS: UNINDO PESSOAS ENTORNO DA REDE AGROFLORESTAL DO VALE DO PARAÍBA




 Objetivo: Introdução dos SAFs para agricultores vinculados ao MST de São José dos Campos, Taubaté, Tremembé e Lagoinha visando embasamento para o mutirão do dia 28/10/2013 em SJCampos. 

Programação: Implantação de novo SAF Olho D’água e visita técnica aos SAFs em Coruputuba 
Local: Polo APTA Vale do Paraíba e Faz. Coruputuba, Pindamonhangaba. 
Coordenação: Antonio C. P. Devide (APTA) e Patrick A. de Assumpção (Fz. Coruputuba) 
Data do evento: 24/10/2013 
Parcerias: MST, INCRA, IBS, Pref. Mun. de São José dos Campos, APTA e Fz. Coruputuba 

Breve resumo: O Mutirão consistiu do plantio de nova parcela do SAF Olho D’água (continuação ao anterior) contendo mudas de bananeira BRSConquista (4x3,5m) + mudas de Guanandi/Cedro-do-campo/jatobá ou anjico + Condessa + Capuchinha entre bananeiras; + cana a cada 2m na entrelinha central de banana; + fileiras de mandioca IAC6-01 ao lado de cada linha de banana. Plantio de parcelas (10x5m) de culturas anuais: açafrão, taro/inhame, araruta ovo-de-pata distribuídas entorno de 1x1m entre as demais plantas. Plantio de coquetel de sementes em todas as linhas: mamona Nordestina, guandu, milho Sol da Manhã, quiabo Santa Cruz, feijão de porco + sementes de sesbânia+guanandi+pinhão-manso (a lanço); + sementes de eritrinas mulungu e speciosa, guapuruvú e algaroba nas linhas de adubação verde; + sementes de frutíferas nativas (uvaia, pitanga, jabuticaba). 

 SAF Olho D’água implantado em mutirão pelos agricultores do MST.


Visita ao SAF Terraço de conversão agroflorestal da plantação de Guanandi com diversidade de espécies: banana Conquista, Juçara, araruta e açafrão, diversidade arbórea nativa (anjico preto, ingá, aroeira, boleira, cróton, ipê róseo-alba, talauma ovata, imbirussú). 

Confraternização de agricultores do MST na Faz. Coruputuba. 



Um comentário:

  1. é assim de mutirão em mutirão que a técnica e o conhecimento vão sendo propagados dando forma a um movimento vivo da agricultura de futuro e do futuro, parabéns a tod@s.

    ResponderExcluir