29 de out. de 2013

SISTEMAS AGROFLORESTAIS: Práticas na Agricultura Orgânica


 Objetivo: Introdução aos SAFs para agricultores orgânicos dos municípios de Jacareí, Taubaté, Pindamonhangaba, Roseira, Guaratinguetá, São Bento do Sapucaí e Santo Antônio do Pinhal, todos vinculados ao Sindicato Rural. Ao final realizou-se a troca de sementes e mudas entre produtores. 
Programação: manejo do SAF Olho D’água, oficinas de práticas de cultivo agroecológico de feijão e mandioca de mesa, beneficiamento da produção de biofertilizante agrobio em mutirão. 
Local: Setor de Fitotecnia do Polo APTA Vale do Paraíba - Pindamonhangaba 
Coordenação: pesquisador Cristina Castro (APTA) e Lucilla Imediato Sindicato Rural/SENAR 
Data do evento: 09/10/2013 
Parcerias: SENAR, Sindicato Rural de Pindamonhangaba, APTA 

Resumo: O Mutirão consistiu do plantio de 6 subparcelas (5x5m) de culturas anuais: araruta comum, araruta ovo-de-pata, ararutão=calatea, taro=inhame, açafrão e mangarito, em cada parcela agroflorestal do SAF Olho D’água: SAF implantado com Sementes e SAF implantado com Mudas durante um Mutirão Agroflorestal em 04/2012.
                         
                   
         
         Vista de perfil do SAF Olho D’água plantado de SEMENTES após 18 meses. 
                                
 Plantio em linhas entre as fileiras de banana BRSConquista: muita braquiária capinada e colheita de mandioca no SAF Olho D’água plantado de SEMENTES.

Plantio nas entrelinhas de banana Conquista: detalhe da ausência de vegetação espontânea devido o sombreamento do guandu, mamona, sesbânia e sangra dágua no SAF Olho Dágua plantio de MUDAS. 

Plantio de culturas anuais adaptadas após a colheita da mandioca no SAF Olho Dágua MUDAS. 

Troca de sementes e mudas entre produtores rurais e técnicos. 















Nenhum comentário:

Postar um comentário