30 de out. de 2013

SISTEMAS AGROFLORESTAIS como alternativa econômica, social e ambiental para agricultores e jovens

 Objetivo: Ajudar a AHPCE a preparar os jovens para a produção agroflorestal em áreas ociosas e degradadas com o objetivo de contribuir para a formação ecoprofissional para o ecomercado e a conservação ambiental da rica região de mananciais de São Paulo, em Parelheiros, através do Projeto PJ-APA - Sistemas Agroflorestais para Jovens e Agricultores, financiado pelo FEMA (Fundo Especial para o Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Município de São Paulo). 

Programação: Manejo do SAF Olho D’água e visita aos sistemas agroecológicos do Polo Vale do Paraíba 
Local: Setor de Fitotecnia do Polo APTA Vale do Paraíba - Pindamonhangaba 
Coordenador/relator: pesquisador Antonio Carlos Pries Devide 
Data do evento: 18/10/2013
Parcerias: AHPCE - Associação Holística de Participação Comunitária Ecológica, IEA, Instituto de Botânica, APTA. 

Breve resumo: O Mutirão consistiu do plantio de talhões (parcelas) de culturas anuais (araruta comum, araruta ovo-de-pata, ararutão – Calatea, taro/inhame, açafrão e mangarito) como tratamentos dentro de cada tratamento agroflorestal do SAF Olho D’água: SAF Sementes e SAF Mudas. 
SAF Mudas: SAF instalado em 04/2012 tendo linhas de banana (4x3,5m) intercaladas com linha central de árvores (sangra d’água, aroeira, sesbânia, imbirussú, ipê róseo-alba, pau-brasil, jatobá, sapucaia, guanandi, cedro do campo e outras) plantadas de mudas no intervalo de mandiocas IAC6-01 (1x1m) + adubação verde (guandu, mamona) introduzida em todas as linhas de plantio. No momento do manejo esse SAF apresentava o dossel contínuo a 6m de altura (guandu+mamona+sangra d’água, sesbânia), ausência de vegetação espontânea pelo sombreamento denso, realizando-se o plantio de enriquecimento de culturas anuais nas entrelinhas de árvores e banana + coquetel de adubação verde (feijão de porco, milho sol da manhã, mamona, tefrósia) nas linhas das arbóreas e de banana + mudas de frutíferas nativas (uvaia, cabeludinha, pitanga, araçá) e florestais/frutíferas/PANC entre as bananeiras (guanandi+condessa+capuchinha) e árvores. Plantou-se cana em covas espaçadas 2m entre si no meio da entrelinha da bananeira e de cará moela, cará roxo e maracujá doce no pé dos sangras-d’água, bananeiras e outras arbóreas de porte alto, realizando-se a poda de rebaixamento a 0,50m de altura de todos os arbustos. O sangra d’água recebeu poda a 4m (tutor). 
SAF Sementes: SAF instalado em 04/2012 tendo linhas de banana (4x3,5m) intercaladas com linhas de árvores (oiti, guapuruvú, tomate colombiano, aroeira, ingá, pau viola, baba-de-boi e outras) plantadas de sementes no intervalo de mandiocas IAC576-70 (1x1m) + de sementes de adubação verde (guandu, diversidade de leguminosas nativas Senna sp., ) e quiabo. No presente mutirão realizou-se o plantio das anuais (idem SAF MUDAS) com adubação verde (idem SAF MUDAS + milho e quiabo), mandioca (fileiras laterais de cada lado da linha de banana) + uma fileira central de cana nas entrelinhas de banana (a cada 2m) + plantio de sementes de frutíferas (idem SAF MUDAS) + guanandi+condessa+capuchinha entre bananeiras. Após o plantio realizou-se a poda de rebaixamento de todos os arbustos e o plantio de cará moela, cará roxo e maracujá doce no pé das bananeiras.

 Plantio de culturas anuais e adubação verde no SAF SEMENTE. 

Colheita da mandioca e poda de sincronização da adubação verde no SAF SEMENTE. 

Confraternização dos jovens vinculados ao Núcleo de Educação Ecoprofissional (NEE) de Parelheiros, que faz parte da rede do Programa de Jovens - Meio Ambiente e Integração Social (PJ – MAIS), com núcleos em diversos municípios da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo. Atualmente, o núcleo de Parelheiros conta com uma turma de 37 jovens na sede do Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo Anna Lapini, (CEDESP Anna Lapini), um dos 11 núcleos do Centro Comunitário Jardim Autódromo (CCJA). 
Mais informações: http://www.ahpce.org.br/newsite/ 




Nenhum comentário:

Postar um comentário